Curso de Comissário de Bordo em SP

Curso de Comissário de Bordo

Curso de Comissário de Bordo

Conforme Cláusula 2.2., item 1 da Convenção Coletiva 2017/2018, disponível no site do Sindicato Nacional dos Aeronautas, o piso salarial do Comissário de Bordo é de R$ 2.127,44. Sobre este valor, somar-se-ão os adicionais e benefícios (compensação orgânica, gratificação pela função de chefe de cabine, horas de reserva, horas de sobreaviso, repouso remunerado, horas de voo diurna, horas de voo noturna, horas de voo aos finais de semana) e subtrair-se-ão os descontos legais. Sendo assim, o salário líquido de um Comissário de Voo   gira em torno de R$ 5.000,00 podendo variar.

Não prejudica em nada, pois no treinamento prático de sobrevivência você entrará na água com colete salva-vidas. Além disso, será auxiliado e monitorado por nossos instrutores, profissionais treinados e prontos para auxiliá-lo.

Na treinamento prático de sobrevivência você aprenderá e utilizará conceitos básicos de sobrevivência na selva e na água, combate ao fogo e técnicas de primeiros socorros após acidente aéreo e viverá situações que se apresentarão próximas de uma realidade. Você não precisa saber nadar, pois entrará na água com colete salva-vidas, auxiliado e monitorado por nossos instrutores, experientes profissionais treinados e prontos para auxiliá-lo.

Durante o curso você estudará as seguintes disciplinas: Segurança e Emergência, Combate ao Fogo, Sobrevivência na Selva/Mar/Deserto/Gelo, Sistema de Aviação Civil Internacional/Nacional, Segurança de Voo, Regulamentação da Profissão do Aeronauta, Regulamentação da Aviação Civil, Direito do Trabalho, Aspectos Fisiológicos, Primeiros Socorros, Conhecimentos Gerais de Aeronaves, Navegação Aérea, Meteorologia e Fatores Humanos na Aviação Civil.

Não. É necessário somente o ensino médio completo, comprovado mediante apresentação do histórico escolar.

Como Funciona o Curso de Comissário de Bordo

O sonho de ser comissário de bordo

Uma profissão dos sonhos de muitos homens e mulheres de várias nacionalidades.

Um comissário de bordo tem a chance de voar por diversas rotas e destinos, conhecer lugares, culturas e pessoas diferentes e ainda por cima, ganhar um ótimo salário e estar sempre cercado de elegância e glamour.

A carreira de comissária(o) de bordo, também conhecida como comissária(o) de voo é, com certeza, uma carreira de destaque, e também de muito comprometimento e dedicação. Ser comissário de voo, certamente, tornar-se-á o núcleo de sua vida.

A função do comissário de bordo

Primordialmente, a função de um comissário de bordo é cuidar da segurança dos passageiros durante a viagem e provê-los de conforto e bem estar.

O curso de formação de Comissário de Bordo da Dumont Escola de Aviação Civil, obedece integralmente ao Manual de Curso 58-11, publicado pela Agência Nacional de Aviação Civil, trazendo uma grade curricular composta por matérias teóricas e práticas que objetivam preparar o aluno com excelência.

Tempo de duração do curso

O curso tem duração aproximada de 4 meses para as turmas de dia de semana (segunda a sexta-feira) e de 5 meses de meio para as turmas de sábado.

Para as turmas de dia de semana, são oferecidos dois horários como opção:

  • Manhã: das 08h30min às 11h30min
  • Noite: das 19h00min às 22h00min

Para as turmas de sábado, o horário das aulas será das 08h00min às 17h00min, com 1 hora de intervalo para almoço.

Disciplinas ministradas

Durante o curso são ministradas as seguintes disciplinas:

  • Sistema de Aviação Civil
  • Regulamentação da Aviação Civil
  • Regulamentação da Profissão de Aeronauta
  • Segurança de voo
  • Conhecimentos Básicos sobre Aeronaves
  • Navegação Aérea
  • Meteorologia
  • Etiqueta e Postura
  • Fatores Humanos
  • Emergências a Bordo
  • Sobrevivência na Selva
  • Primeiros Socorros
  • Aspectos Fisiológicos no Voo
  • A Atividade do Comissário de Voo
  • A parte Prática de Combate ao Fogo, Sobrevivência na Selva, Sobrevivência na Água e Primeiros Socorros

Nossa instituição conta com Instrutores gabaritados, especialistas em suas disciplinas e atuantes no contexto da aviação, como Pilotos, Comissários de Voo, Controladores de Tráfico Aéreo, Meteorologista, Agente de Segurança de Voo, Mecânico de Aeronaves, Enfermeiros, Socorristas, Médicos e Homens de Resgate de Aeronaves sinistradas, com grande experiência em resgates de acidentes aéreos e Membros do SAR com reconhecimento pelos serviços prestados em apoio a vítimas de acidentes aéreos (Homens SAR).

Infraestrutura

Possuímos uma sala temática com Mock up (cabine de passageiros com assentos), onde realizamos treinamentos de emergência e evacuação, simulações de serviços de bordo e aulas práticas para melhor entendimento e percepção dos alunos acerca das atividades inerentes ao comissário e do dia a dia da função.

O aluno ainda conta ainda com uma vasta quantidade de materiais empregados na aviação para manuseio e utilização em aulas práticas e preparatórias para o sucesso da carreira. As atividades práticas são executadas por profissionais habilitados e com total segurança!

Requisitos para a realização do curso

Homens e mulheres
• Idade mínima: 18 anos (ou a completar até o término do curso).
• Escolaridade: ensino médio (2º grau) completo (ou a completar até o término do curso).
• Exame médico (CMA) realizado por um órgão credenciado (pode ser feito ao longo do curso e entregue à escola até a data determinada).

Documentos necessários (cópias autenticadas)

  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Certidão de conclusão de ensino médio
  • Comprovante de situação perante o serviço militar (sexo masculino)
  • Comprovante de endereço.

Para exercer a profissão, é necessária a obtenção do CMA (Certificado Médico Aeronáutico) que são exames médicos para verificação das condições físicas e mentais. Pode ser obtido antes do curso ou até o inicio das atividades práticas.

É obrigatório para rapazes e moças, durante o curso, uso do uniforme conforme padrões exigidos pela escola, a fim de já conectarem-se com o universo da aviação e treinarem, desde o início, normas e padrões de utilização, comportamento pessoal e requisitos previstos nas Companhias Aéreas.

Depois de aprovado na escola, o aluno tem o direito de realizar os exames de conhecimentos teóricos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A aprovação nesse exame é condição imprescindível para que o candidato esteja apto a ser contratado por empresa de transporte aéreo.

Nossa instituição ministra cursos para comissários já formados, atuantes em companhias aéreas e mantém estreito relacionamento com várias entidades da Aviação Civil.

Venha para a Dumont!

Cursos de Aviação Homologados pela ANAC em São Paulo

São diversos cursos homologados e certificados pela Agência Nacional de Aviação Civil, além de cursos extracurriculares e atividades ligadas à aviação, com a excelência para proporcionar aos nossos alunos o preparo necessário a fim de que se tornem notáveis profissionais.

A parceria com a instituição de ensino de nível superior vem agregar potencial e possibilitar o desenvolvimento de um plano de carreira amplo aos que desejam se aperfeiçoar e seguir na carreira da Aviação Civil.

Deslise para ver a lista de próximas turmas

Cursos de Aviação em São Paulo


Curso de Piloto Privado

É o primeiro passo para se tornar piloto de avião ou helicóptero. Permite ao habilitado pilotar aeronaves monomotoras em voos visuais, não remunerado.

Veja mais »

Curso de Piloto Comercial

O curso de Piloto Comercial é o passo rumo à profissionalização. A habilitação possibilita ao piloto exercer atividade profissional remunerada.

Veja mais »

Curso Comissário de Bordo

O comissário de bordo tem a chance de voar por diversas rotas e destinos, conhecer lugares, culturas e pessoas diferentes e ainda ter bons salários!

Veja mais »

Instrutor de Voo

O curso de Instrutor de Voo requer formação prévia como Piloto Comercial. Trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial.Veja mais »

Inglês para Aviação

Dumont oferece curso de inglês básico, intermediário e avançado, focado para a área de Aviação Civil, ou não.Veja mais »

Mecânico de Aeronaves

Curso técnico profissionalizante que possibilita ao aluno realizar trabalhos de manutenção em aeronaves. Oferecemos os módulos Básico, Célula, GMP e Aviônicos.

Veja mais »

Agente de Aeroporto

Curso com 1 mês de duração! Prepara o profissional para exercer funções administrativas, comerciais e operacionais dentro de empresas aéreas.

Veja mais »

Libras para Aviação

A Voe Dumont disponibiliza o Curso de Libras como curso complementar para Agentes de Aeroporto e Comissário de Voo.Veja mais »

Voo por Instrumento

O Curso Presencial de Voo por Instrumentos é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar nas licenças de Piloto Privado ou Piloto Comercial.Veja mais »