Curso de Piloto Privado em SP

Curso Presencial de Piloto Privado Avião

Dentre as disciplinas ministradas, as principais e que são cobradas nos exames da ANAC são Teoria de Voo, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Meteorologia, Navegação Aérea e Regulamentos de Tráfego Aéreo. Em ambos os cursos as disciplinas são as mesmas, porém no curso de Piloto Privado é dado ênfase nos tópicos relacionados aos voos visuais e no curso de Piloto Comercial aos tópicos relacionados aos voos por instrumento.

Não. Para trabalhar remunerado você deve ter a habilitação de Piloto Comercial.

Não. Você deve iniciar sua formação obtendo primeiro a habilitação de Piloto Privado.

A formação do piloto que deseja ingressar no mercado de trabalho passa por duas etapas iniciais: habilitação de Piloto Privado e habilitação de Piloto Comercial. O curso de Piloto Privado, quanto à parte teórica, tem 5 meses de duração para turmas de dia de semana e 6 meses para turmas de sábado.

Já a parte prática (horas de voo) consiste em voar no mínimo 35 horas em escola homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil a fim de obter sua habilitação de Piloto Privado de Avião ou Helicóptero. O curso de Piloto Comercial também tem duração igual à do curso de Piloto Privado, porém na parte prática o aluno deve realizar, além das 35 horas já realizadas, 65 horas para helicóptero e 115 horas para avião.

Como Funciona o Curso de Piloto Privado

O curso de Piloto Privado é o primeiro e mais importante passo para quem deseja se tornar um piloto de avião ou de helicóptero e, num segundo momento, fazer disso uma profissão.

O curso teórico tem a duração de 5 meses para as turmas de dia de semana e 6 meses para as turmas de sábado.

Ao final desta primeira etapa, o aluno estará totalmente apto a realizar a prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Uma vez aprovado segundo os critérios da Agência, estará apto a concluir o treinamento prático que consiste num mínimo de 35 horas de voo, tanto para avião quanto para helicóptero.

Experiência

Para a realização do curso de Piloto Privado não é necessária nenhuma experiência prévia com pilotagem de aviões ou helicópteros.

Você pode

Pilotar aviões monomotores em condições visuais após formado. Durante o curso você fará em torno de 10 horas de voo solo, inclusive navegações.

Próxima etapa

Para quem quer seguir carreira na aviação e trabalhar remunerado, a próxima etapa é fazer o curso de Piloto Comercial e, assim, aprender a pilotar aeronaves por instrumentos e aeronaves multimotoras.

Pré-requisitos (teórico)

  • 18 anos de idade
  • 2º grau completo
  • Ser portador do Exame Médico (CMA) de 2ª Classe

Matérias

  • A Aviação Civil
  • Combate ao fogo em aeronave
  • Conhecimentos Técnicos de Aeronaves
  • Instrução Aeromédica
  • Meteorologia
  • Navegação
  • Palestra “O piloto privado – avião”
  • Regulamentação da Aviação Civil
  • Regulamentos de Tráfego Aéreo
  • Segurança de voo
  • Teoria de voo

Treinamento prático

A Dumont ainda não possui a parte prática, entretanto, indica o treinamento prático em diversas escolas parceiras homologadas.

Pré-requisitos (Prático)

  • 18 anos de idade
  • 2º grau completo
  • Ser portador do Exame Médico (CMA) de 2ª Classe

Cursos de Aviação Homologados pela ANAC em São Paulo

São diversos cursos homologados e certificados pela Agência Nacional de Aviação Civil, além de cursos extracurriculares e atividades ligadas à aviação, com a excelência para proporcionar aos nossos alunos o preparo necessário a fim de que se tornem notáveis profissionais.

A parceria com a instituição de ensino de nível superior vem agregar potencial e possibilitar o desenvolvimento de um plano de carreira amplo aos que desejam se aperfeiçoar e seguir na carreira da Aviação Civil.

Deslise para ver a lista de próximas turmas

Cursos de Aviação em São Paulo


Curso de Piloto Privado

É o primeiro passo para se tornar piloto de avião ou helicóptero. Permite ao habilitado pilotar aeronaves monomotoras em voos visuais, não remunerado.

Veja mais »

Curso de Piloto Comercial

O curso de Piloto Comercial é o passo rumo à profissionalização. A habilitação possibilita ao piloto exercer atividade profissional remunerada.

Veja mais »

Curso Comissário de Voo

O comissário de voo tem a chance de voar por diversas rotas e destinos, conhecer lugares, culturas e pessoas diferentes e ainda ter bons salários!

Veja mais »

Instrutor de Voo

O curso de Instrutor de Voo requer formação prévia como Piloto Comercial. Trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial.Veja mais »

Inglês para Aviação

Dumont oferece curso de inglês básico, intermediário e avançado, focado para a área de Aviação Civil, ou não.Veja mais »

Mecânico de Aeronaves

Curso técnico profissionalizante que possibilita ao aluno realizar trabalhos de manutenção em aeronaves. Oferecemos os módulos Básico, Célula, GMP e Aviônicos.

Veja mais »

Agente de Aeroporto

Curso com 1 mês de duração! Prepara o profissional para exercer funções administrativas, comerciais e operacionais dentro de empresas aéreas.

Veja mais »

Libras para Aviação

A Voe Dumont disponibiliza o Curso de Libras como curso complementar para Agentes de Aeroporto e Comissário de Voo.Veja mais »

Voo por Instrumento

O Curso Presencial de Voo por Instrumentos é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar nas licenças de Piloto Privado ou Piloto Comercial.Veja mais »