Cursos

Piloto Privado
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Piloto Privado

O aluno estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais
Este curso é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto de avião. O aluno estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais. O curso teórico tem a duração de 4 meses. No final desta primeira etapa o aluno se submeterá a uma prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a concluir o treinamento prático.

Experiência
O curso de Piloto Privado é o primeiro passo de um piloto, portanto não é necessária nenhuma experiência prévia com pilotagens de aviões.

Você pode
Pilotar aviões monomotores em condições visuais após formado. Durante o curso você fará em torno de 10 horas de voo solo, inclusive navegações.

Próxima etapa
Para quem quer seguir carreira na aviação, a próxima etapa é fazer o curso de piloto comercial e, assim, aprender a pilotar aviões por instrumentos e aeronaves multimotoras.

Pré-requisitos (teórico)
- 18 anos de idade
- 2º grau completo
- Ser portador do Exame Médico (CMA) de 2ª Classe

Matérias
- A Aviação Civil;
- Combate ao fogo em aeronave;
- Conhecimentos Técnicos de Aeronaves;
- Medicina de Aviação;
- Meteorologia;
- Navegação;
- Palestra “O piloto privado – avião”;
- Regulamentação da Aviação Civil;
- Regulamentos de Tráfego Aéreo;
- Segurança de voo;
- Teoria de voo.

Treinamento prático
A carga horária para a prática de voo será de 37 horas de voo (incluindo o cheque), pois nossa Escola possui Examinador Credenciado, permitindo agilidade na obtenção da licença de Piloto Privado.

Pré-requisitos (Prático)
- 18 anos de idade
- 2º grau completo
- Ser portador do Exame Médico (CMA) de 2ª Classe

Aeronaves utilizadas

- Cessna 150
- Cessna 172
- Tupi
- Seneca

Piloto Comercial
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Piloto Comercial

O curso de voo por instrumentos (IFR) é geralmente realizado junto ao curso de piloto comercial.
O curso de Piloto Comercial é o primeiro rumo à profissionalização. A Dumont Escola de Aviação oferece treinamento teórico e prático que permite ao piloto avançar com segurança em sua carreira. Paralelamente, o piloto pode fazer os cursos de pilotagem de multimotor e voo por instrumentos (IFR). Este último o torna apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo.

Experiência
O curso de Piloto Comercial é o começo da profissionalização do piloto. O aluno poderá iniciá-lo após concluir o curso de Piloto Privado.

Você pode
Pilotar aviões monomotores e multimotores em condições visuais (VFR) e de voo por instrumentos (IFR), para voar sob condições adversas, após formado.

Próxima etapa
Você poderá realizar treinamento para Instrutor de Voo ou ainda pilotar aviões pequenos, acumulando experiência para prosseguir na sua carreira.

Pré-requisitos
- 18 anos de idade
- 2º grau completo
- Ser portador da licença de Piloto Privado
- Ser portador do Exame Médico de 1ª Classe

Matérias
- Aerodinâmica e Teoria de Voo;
- A Aviação Civil;
- Conhecimentos Técnicos (motores à reação);
- Física;
- Inglês;
- Instrução Aeromédica;
- Matemática;
- Meteorologia;
- Navegação Aérea (IFR);
- O Piloto Comercial de Avião;
- Regulamentação da Aviação Civil;
- Regulamentação da Profissão de Aeronauta;
- Regulamentos de Tráfego Aéreo (IFR);
- Segurança da Aviação Civil contra atos de interferência ilícita;
- Segurança de Voo;
- Teoria de Voo.
Treinamento prático
Está dividido em 150 horas de voo, sendo que as horas do Piloto Privado já estão inclusas. Dentro deste total de horas, é obrigatório possuir:

- 70 horas de voo em comando;
- 10 horas de voo por instrumentos;
- 5 horas de voo noturno
- 10 horas de voo em simulador.

Aeronaves utilizadas
- Cessna 150
- Tupi
- Corisco
- Seneca
- Cessna 172
- Simuladores

Piloto de Linha Aérea (PLA): Avião ou Helicóptero
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Piloto de Linha Aérea (PLA): Avião ou Helicóptero

O curso de Piloto de Linha Aérea, propõe-se a fornecer subsídios teórico-práticos fundamentais destinados a capacitar o aluno para atuar como piloto em comando de aviões ou helicópteros, em serviços de transporte aéreo, com eficiência e segurança, na qualidade de representante da empresa e do país de origem.

Comissário de Voo
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Comissário de Voo

Uma profissão dos sonhos de muitos homens e mulheres de várias nacionalidades. Um comissário de voo tem a chance de voar por diversas rotas e destinos, conhecer lugares, culturas e pessoas diferentes e ainda por cima, ganha um ótimo salário e está sempre cercado de elegância e glamour.

A carreira de comissária(o) de voo, também conhecida como comissária(o) de bordo ou aeromoça é, com certeza, uma carreira de destaque, e também de muito comprometimento e dedicação. Ser comissário de voo, com certeza, tornar-se-á o núcleo de sua vida.

A função de um comissário de voo é cuidar da segurança (em primeiro lugar) dos passageiros durante a viagem e provê-los de conforto e bem estar.

O curso de formação de Comissário de Voo da Dumont Escola de Aviação Civil, possui uma grade curricular composta por matérias teóricas e práticas que objetivam preparar o aluno com excelência.

O curso tem duração aproximada de 4 meses e é ministrado de segunda à sexta-feira, com 3 horas de aula por dia nos seguintes horários: manhã (8h30 – 11h30) ou noite (19h30 – 22h30).

Durante o curso são ministradas diversas disciplinas, como: Sistema de Aviação Civil, Regulamentação da Aviação Civil, Regulamentação da Profissão de Aeronauta, Segurança de voo, Conhecimentos Básicos sobre Aeronaves, Navegação Aérea, Meteorologia, Sistema da Aviação Civil, Regulamentação, Etiqueta e Postura, Fatores Humanos, Segurança de Voo, Emergências a Bordo, Sobrevivência na Selva, Primeiros Socorros, Aspectos Fisiológicos no Voo, A Atividade do Comissário de Voo e mais a parte Prática de Combate ao Fogo, Sobrevivência na Selva, Sobrevivência na Água e Primeiros Socorros.

Nossa instituição tem, como Instrutores, vários Especialistas na área de aviação como: Pilotos, Comissários de Voo, Controladores de Tráfico Aéreo, Meteorologista, Agente de Segurança de Voo, Mecânico de Aeronaves, Enfermeiros, Socorristas, Médicos e Homens de Resgate de Aeronaves sinistradas, com grande experiência em resgates de acidentes aéreos. Alguns destes Instrutores participaram de vários resgates reais em território brasileiro e países estrangeiros, tendo, ainda, alguns sido consagrados Homens SAR (em reconhecimento pelos serviços prestados em apoio a vítimas de acidentes aéreos).

Nossa Instituição conta com várias salas, todas climatizadas com mídia e computadores de ultima geração. Possuímos simuladores de voo, para melhor entendimento aos alunos, sobre conhecimentos de aeronaves e uma vasta quantidade de materiais empregados na aviação, para conhecimento do aluno e entendimento do conteúdo programático  teórico. As atividades práticas são executadas por profissionais habilitados e com total segurança.

Para a realização do curso, os requisitos são:

Homens e mulheres
• Idade mínima: 18 anos (ou à completar até o término do curso).
• Escolaridade: ensino médio (2º grau) completo (ou a completar até o término do curso).
• Exame médico realizado por um órgão credenciado (pode ser feito ao longo do curso).

Os documentos necessários são: carteira de identidade, CPF, certidão de conclusão de ensino médio, comprovante de situação perante o Serviço militar (sexo masculino) e comprovante de endereço.

Para exercer a profissão, é necessária a obtenção do CMA (Certificado Médico Aeronáutico) que são exames médicos para verificar a condição física e mental, que podem ser obtido antes do curso ou até o inicio das atividades práticas.

É obrigatório, durante o curso, uso do uniforme (blusa, saia, blazer, meia preta fio 40 e sapato preto (estilo scarpin) para mulheres; e camiseta confeccionada na costureira, calça social  e sapato preto para homens;, para já irem treinando sua utilização, comportamento pessoal e requisitos previstos nas Companhias Aéreas. Indicamos uma costureira que confecciona o uniforme e o custo pode ser negociado diretamente com ela.

Depois do que for aprovado na escola o aluno tem o direito de realizar os exames de conhecimentos teóricos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A aprovação nesses exames é a condição necessária para que o candidato seja contratado por empresa de transporte aéreo.

Nossa instituição ministra cursos para comissários já formados de companhias aéreas e mantém estreito relacionamento com várias entidades da Aviação Civil.

Instrutor de Voo
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Instrutor de Voo

Com uma equipe composta por profissionais altamente qualificados e com ampla vivência no meio aeronáutico, a Dumont Escola de Aviação já formou centenas de pilotos desde o início de suas operações.
O curso de Instrutor de Voo requer formação prévia como Piloto Comercial. Trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial. O curso de Instrutor de Voo permite, ainda, que o piloto de avião atue como instrutor em escolas de aviação civil.

Experiência
Para se tornar um Instrutor de Voo, voê deve ter concluído o curso de Piloto Comercial prático.

Você pode
Esse curso habilita o piloto comercial a exercer a função de instrutor de voo em escolas de aviação civil.

Próxima etapa
Avançar em sua carreira profissional, fazendo preparatórios para especialidades como Piloto de Linha Aérea.

Pré-requisitos
- 18 anos de idade
- 2º grau completo
- Ser portador da licença de Piloto Comercial

Matérias
- Relações Interpessoais;
- Recursos AudioVisuais;
- Instrutor e a Comunicação;
- Fichas de Voo;
- Briefing e Debriefing;
- Medicina Aeroespacial;
- Direitos Aeronáuticos;
- Segurança de Voo;
- Sistema de Aviação Civil;
- Processo Ensino – Aprendizagem.

Treinamento prático
Está dividido em 26 horas, sendo:

- 04 horas de adaptação (caso não tenha experiência em aeronave de instrução);
- 17,5 horas de preparação do Instrutor;
- 04 horas de navegação;
- 1,5 horas de voo de Cheque com examinador credenciado pela ANAC.

Aeronaves utilizadas
- Cessna 150
- Cessna 172

Mecânica de Voo
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Mecânico de Voo

O curso de Mecânico de Voo, homologado em pouquíssimas Escolas no Brasil, habilita o candidato a desenvolver atividades a bordo de aeronaves, operando diversos sistema de monitoramento exigidos em determinados tipos de aeronaves. A função é exercida de modo a manter todos os sitemas de vôo em correto funcionamento e encontrar soluções em situações anormais.

Mecânico de Manutenção Aeronáutica
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Mecânico de Manutenção Aeronáutica

É um curso técnico profissionalizante que permite os trabalhos em aeronaves. O Mecânico de Aeronaves possue 3 especializações podendo ser cumulativas: célula, grupo motopropulssor e aviônicos.

Curso de Língua Inglesa
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Curso de Língua Inglesa

Alguns cursos ministrados na Dumont Escola de Aviação Civil possuem, em sua grade curricular, a disciplina de inglês Técnico. Além desta disciplina, a Dumont oferece curso de inglês básico, intermediário e avançado, para a área de Aviação Civil, ou não.