Dúvidas sobre Escola de Aviação

Dúvidas sobre o Curso de Agente de Aeroporto


O Curso de Agente de Aeroporto se refere a todos os profissionais que realizam uma série de tarefas essenciais dentro do aeroporto para que todo o processo, da recepção do passageiro à decolagem do voo, aconteça com eficiência e normalidade.

Atualmente, a o salário de um Agente de Aeroporto está entre R$ 1.666,00 e R$ 2.000,00. Entretanto, é comum o agente aeroportuário receber benefícios como plano de saúde, treinamento, plano de carreira, uniformes, participação nos lucros obtidos pela operadora, além de passagens nacionais e internacionais.

Não há uma idade mínima. O ideal que é o aluno inicie seus estudos na área a partir dos 16 anos, porém ciente de que para TRABALHAR como Agente Aeroportuário é necessário ter mais de 18 anos de idade, ter o segundo grau completo, ter ótimo nível de inglês ou outra língua e estar preparado para o atendimento ao público, passando uma boa imagem da empresa.

Como segunda língua, o aluno pode incorporar a formação em LIBRAS em seu currículo, por ser considerada o 2º Idioma Oficial do Brasil, por lei federal.

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A grade curricular do curso de Agente de Aeroporto abrange as disciplinas Pax (passageiros) Especiais, Geografia, Documentos de Pax, Rampa, Artigos Perigosos, Gerenciamento de Crise, Objetos Restritos, Bagagem, Bagagem Extraviada, Normas e Procedimentos e Leitura de Bilhete.

Ao final do curso, a turma realizará visita monitorada ao Aeroporto Internacional de Guarulhos com os instrutores.

O Agente de Aeroporto é o profissional que compõe a tripulação de terra de uma empresa áerea.

Ele é responsável pelas atividades que envolvem as funções administrativas, comerciais e operacionais de uma empresa aérea, como serviços de embarque e desembarque de passageiros, serviços de atendimento especial, bagagens extraviadas, reservas, informações e vendas de passagens nacionais e internacionais.

Dúvidas sobre o Curso de Comissário de Bordo


O Curso de Comissário de Bordo se refere a aos profissionais que cuidam da segurança dos passageiros durante a viagem e provê-los de conforto e bem estar.

Conforme Cláusula 2.2., item 1 da Convenção Coletiva 2017/2018, disponível no site do Sindicato Nacional dos Aeronautas, o piso salarial do Comissário de Bordo é de R$ 2.127,44. Sobre este valor, somar-se-ão os adicionais e benefícios (compensação orgânica, gratificação pela função de chefe de cabine, horas de reserva, horas de sobreaviso, repouso remunerado, horas de voo diurna, horas de voo noturna, horas de voo aos finais de semana) e subtrair-se-ão os descontos legais. Sendo assim, o salário líquido de um Comissário de Voo   gira em torno de R$ 5.000,00 podendo variar.

Não prejudica em nada, pois no treinamento prático de sobrevivência você entrará na água com colete salva-vidas. Além disso, será auxiliado e monitorado por nossos instrutores, profissionais treinados e prontos para auxiliá-lo.

Na treinamento prático de sobrevivência você aprenderá e utilizará conceitos básicos de sobrevivência na selva e na água, combate ao fogo e técnicas de primeiros socorros após acidente aéreo e viverá situações que se apresentarão próximas de uma realidade. Você não precisa saber nadar, pois entrará na água com colete salva-vidas, auxiliado e monitorado por nossos instrutores, experientes profissionais treinados e prontos para auxiliá-lo.

Durante o curso você estudará as seguintes disciplinas: Segurança e Emergência, Combate ao Fogo, Sobrevivência na Selva/Mar/Deserto/Gelo, Sistema de Aviação Civil Internacional/Nacional, Segurança de Voo, Regulamentação da Profissão do Aeronauta, Regulamentação da Aviação Civil, Direito do Trabalho, Aspectos Fisiológicos, Primeiros Socorros, Conhecimentos Gerais de Aeronaves, Navegação Aérea, Meteorologia e Fatores Humanos na Aviação Civil.

Não. É necessário somente o ensino médio completo, comprovado mediante apresentação do histórico escolar.

Dúvidas sobre o Curso de Inglês para Aviação


O Curso de Inglês Técnico da Escola de Aviação Dumont possui oferece aulas de inglês técnico para turmas aviação além de aulas de inglês básico, intermediário e avançado.

O curso de inglês para a aviação é um curso extracurricular, ministrado fora do conteúdo exigido pela ANAC.

Os tópicos abordam temas comuns do dia a dia, não somente voltados para a aviação, mas com alguma ênfase em termos técnicos e específicos, que permitem ao aluno ter tranquilidade e segurança com o uso idioma ao se deparar com situações, no exercício da atividade, que exijam tal performance.

O curso é aberto não só aos alunos da escola, mas também a todas as pessoas que desejam elevar a proficiência e adquirir o preparo necessário para o ingresso em grandes empresas aéreas.

O foco principal do curso são os processos seletivos que o aluno enfrenta nas empresas aéreas.

Muitas delas exigem que os candidatos conheçam termos técnicos e específicos da aviação; outras solicitam atividades em conjunto (dinâmicas) em que se utiliza o idioma. Em ambas as situações, o candidato deve ter boa desenvoltura.

 

Dúvidas sobre o Curso de Piloto Privado e Piloto Comercial


Os Cursos de Piloto Comercial e Piloto Privado oferecidos pela Escola de Aviação Dumont são os primeiros passos para a sua carreira como piloto de aeronaves (aviões e helicópteros).

Dentre as disciplinas ministradas, as principais e que são cobradas nos exames da ANAC são Teoria de Voo, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Meteorologia, Navegação Aérea e Regulamentos de Tráfego Aéreo. Em ambos os cursos as disciplinas são as mesmas, porém no curso de Piloto Privado é dado ênfase nos tópicos relacionados aos voos visuais e no curso de Piloto Comercial aos tópicos relacionados aos voos por instrumento.

Não. Para trabalhar remunerado você deve ter a habilitação de Piloto Comercial.

Não. Você deve iniciar sua formação obtendo primeiro a habilitação de Piloto Privado.

A formação do piloto que deseja ingressar no mercado de trabalho passa por duas etapas iniciais: habilitação de Piloto Privado e habilitação de Piloto Comercial. O curso de Piloto Privado, quanto à parte teórica, tem 5 meses de duração para turmas de dia de semana e 6 meses para turmas de sábado.

Já a parte prática (horas de voo) consiste em voar no mínimo 35 horas em escola homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil a fim de obter sua habilitação de Piloto Privado de Avião ou Helicóptero. O curso de Piloto Comercial também tem duração igual à do curso de Piloto Privado, porém na parte prática o aluno deve realizar, além das 35 horas já realizadas, 65 horas para helicóptero e 115 horas para avião.

Dúvidas sobre o Curso de Mecânico para Aeronaves


O Curso de Mecânico de Aeronaves da Escola de Aviação Dumont curso técnico profissionalizante que credencia o aluno a realizar trabalhos de manutenção em aeronaves.

O aluno deve ter concluído o ensino médio e apresentar à escola a documentação necessária e exigida pela ANAC.

Não. Você não precisa ter qualquer conhecimento em mecânica.

Não. Os cursos são modulares, o que significa que você pode escolher qual ou quais dos Específicos deseja fazer, porém você deve cursar inicialmente o módulo Básico.

Oferecemos os quatro cursos exigidos pela ANAC: O Básico e os Específicos (GMP, Célula e Aviônicos).