Dentre as disciplinas ministradas, as principais e que são cobradas nos exames da ANAC são Teoria de Voo, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Meteorologia, Navegação Aérea e Regulamentos de Tráfego Aéreo. Em ambos os cursos as disciplinas são as mesmas, porém no curso de Piloto Privado é dado ênfase nos tópicos relacionados aos voos visuais e no curso de Piloto Comercial aos tópicos relacionados aos voos por instrumento.

Não. Para trabalhar remunerado você deve ter a habilitação de Piloto Comercial.

Não. Você deve iniciar sua formação obtendo primeiro a habilitação de Piloto Privado.

A formação do piloto que deseja ingressar no mercado de trabalho passa por duas etapas iniciais: habilitação de Piloto Privado e habilitação de Piloto Comercial. O curso de Piloto Privado, quanto à parte teórica, tem 5 meses de duração para turmas de dia de semana e 6 meses para turmas de sábado.

Já a parte prática (horas de voo) consiste em voar no mínimo 35 horas em escola homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil a fim de obter sua habilitação de Piloto Privado de Avião ou Helicóptero. O curso de Piloto Comercial também tem duração igual à do curso de Piloto Privado, porém na parte prática o aluno deve realizar, além das 35 horas já realizadas, 65 horas para helicóptero e 115 horas para avião.