O que faz o Agente de Aeroporto?
Assim como a tripulação que comanda os voos, que engloba comandantes, copilotos e comissários, toda companhia aérea conta com a tripulação de terra, profissionais que realizam uma série de tarefas essenciais para que todo o processo, da recepção do passageiro à decolagem do voo, aconteça com eficiência e normalidade.
Este profissional é o Agente de Aeroporto.
É ele o responsável pelas atividades que envolvem as funções administrativas, comerciais e operacionais de uma empresa aérea.
Ele atua em empresas aéreas nacionais e internacionais nos serviços de embarque e desembarque de passageiros, serviços de atendimento especial, bagagens extraviadas, reservas, informações e vendas de passagens nacionais e internacionais.
Vantagens
As empresas aéreas oferecem ao cargo boas vantagens, como bom salário, benefícios indiretos, planos de carreira e flexibilidade nos turnos de trabalho. Além disso, a carreira de agente aeroportuário permite ao profissional conciliar trabalho, estudos e família e o mais importante, com a facilidade de trabalhar perto de casa e com a segurança de atuar no setor com grande potencial de crescimento para os próximos anos.
Um bom profissional na área deve ser ágil, inteligente, ter visão de atendimento ao cliente e responsabilidade. Poderá atuar no check-in realizando o atendimento do cliente, conferindo seus documentos e reserva, bem como etiquetando a bagagem ao destino, bem como atuar na loja de passagens, na venda dos bilhetes, no portão de embarque direcionando os clientes para a aeronave ou na pista controlando os processos de liberação de desembarque, embarque, verificando o andamento da limpeza e carregamento.
Para o processo seletivo
Para trabalhar como agente aeroportuário é necessário ter mais de 18 anos de idade, ter o segundo grau completo, ter ótimo nível de inglês ou outra língua e estar preparado para o atendimento ao público, uma vez que isso demonstra uma boa imagem da empresa.
Mercado de trabalho
O fluxo nos aeroportos é constante e, de tempos em tempos, a movimentação aumenta consideravelmente, em virtude de algum evento mundial motivo do porquê, nesses períodos, as contratações mais que dobram.
Ingressando numa empresa aérea, o agente de aeroporto deve realizar um treinamento de 30 dias, a fim de acostumar-se com a rotina, as atividades e os equipamentos que terá à sua disposição para o trabalho diário, bem como aprender a lidar com as diferentes situações com as quais irá se deparar ao longo da carreira.
Sobre a remuneração
A variação salarial fica entre R$ 1.666,00 e R$ 2.000,00. Entretanto, é comum o agente aeroportuário receber benefícios como plano de saúde, treinamento, plano de carreira, uniformes, participação nos lucros obtidos pela operadora, além de passagens nacionais e internacionais.