Curso de Comissário de Voo

Qual o Salário de um Comissário de Bordo?

Conforme os termos da Convenção Coletiva de Trabalho disponível no site do Sindicato Nacional dos Aeronautas, o piso do salário do Comissário de Bordo é de R$ 2.436,16. Sobre este valor, somar-se-ão os adicionais e benefícios (compensação orgânica, gratificação pela função de chefe de cabine, horas de reserva, horas de sobreaviso, repouso remunerado, horas de voo diurna, horas de voo noturna, horas de voo aos finais de semana) e subtrair-se-ão os descontos legais. Sendo assim, o salário líquido de um Comissário de Bordo gira em torno de R$ 5.000,00 podendo variar. Prepare-se aqui na Dumont!

Não sei nadar. Isso me prejudica no treinamento prático de CMS?

Não prejudica em nada, pois no treinamento prático de sobrevivência você entrará na água com colete salva-vidas. Além disso, será auxiliado e monitorado por nossos instrutores, profissionais treinados e prontos para auxiliá-lo.

Como funciona o treinamento prático de Sobrevivência?

Na treinamento prático de sobrevivência você aprenderá e utilizará conceitos básicos de sobrevivência na selva e na água, combate ao fogo e técnicas de primeiros socorros após acidente aéreo e viverá situações que se apresentarão próximas de uma realidade. Você não precisa saber nadar, pois entrará na água com colete salva-vidas, auxiliado e monitorado por nossos instrutores, experientes profissionais treinados e prontos para auxiliá-lo.

Quais as disciplinas que vou estudar no curso de Comissário de Voo?

Durante o curso você estudará as seguintes disciplinas: Segurança e Emergência, Combate ao Fogo, Sobrevivência na Selva/Mar/Deserto/Gelo, Sistema de Aviação Civil Internacional/Nacional, Segurança de Voo, Regulamentação da Profissão do Aeronauta, Regulamentação da Aviação Civil, Direito do Trabalho, Aspectos Fisiológicos, Primeiros Socorros, Conhecimentos Gerais de Aeronaves, Navegação Aérea, Meteorologia e Fatores Humanos na Aviação Civil.

Preciso ter nível superior para fazer o curso?

Não. Para se matricular você precisa ter a partir de 16 anos e estar cursando o ensino médio. Para exercer a profissão é necessário ter o ensino médio completo, comprovado mediante apresentação do histórico escolar e 18 anos completos.

Como Funciona o Curso de Comissário de Bordo

O sonho de ser comissário de bordo

Uma profissão dos sonhos de muitos homens e mulheres de várias nacionalidades.

Um comissário de voo tem a chance de voar por diversas rotas e destinos, conhecer lugares, culturas e pessoas diferentes e ainda por cima, ganhar um ótimo salário e estar sempre cercado de elegância e glamour.

A carreira de comissária(o) de voo, também conhecida como comissária(o) de bordo é, com certeza, uma carreira de destaque, e também de muito comprometimento e dedicação. 

A função do comissário de bordo

Primordialmente, a função de um comissário de bordo é cuidar da segurança dos passageiros durante a viagem e provê-los de conforto e bem estar.

O curso de formação de Comissário de Voo da Dumont Escola de Aviação Civil, obedece integralmente a RBAC 141 e a IS 141-007, publicado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), trazendo uma grade curricular composta por matérias teóricas e práticas que objetivam preparar o aluno com excelência.

Tempo de duração do curso

O curso tem duração aproximada de 4 meses para as turmas de dia de semana (segunda a sexta-feira) e de 6 a 7 meses para as turmas de sábado, podendo variar em virtude da escala de feriados.

Para as turmas de dia de semana, são oferecidos dois horários como opção:

  • Manhã: das 08h30min às 11h30min
  • Noite: das 19h00min às 22h00min

Para as turmas de sábado, o horário das aulas será das 08h00min às 17h00min, com 1 hora de intervalo para almoço.

Disciplinas ministradas

Durante o curso são ministradas as seguintes disciplinas:

  • Sistema de Aviação Civil
  • Regulamentação da Aviação Civil
  • Regulamentação da Profissão de Aeronauta
  • Segurança de voo
  • Conhecimentos Básicos sobre Aeronaves
  • Navegação Aérea
  • Meteorologia
  • Etiqueta e Postura
  • Fatores Humanos
  • Emergências a Bordo
  • Sobrevivência na Selva
  • Primeiros Socorros
  • Aspectos Fisiológicos no Voo
  • A Atividade do Comissário de Voo
  • A parte Prática de Combate ao Fogo, Sobrevivência na Selva, Sobrevivência na Água e Primeiros Socorros

Nossa instituição conta com Instrutores gabaritados, especialistas em suas disciplinas e atuantes no contexto da aviação, como Pilotos, Comissários de Voo, Controladores de Tráfico Aéreo, Meteorologista, Agente de Segurança de Voo, Mecânico de Aeronaves, Enfermeiros, Socorristas, Médicos e Homens de Resgate de Aeronaves sinistradas, com grande experiência em resgates de acidentes aéreos e Membros do SAR com reconhecimento pelos serviços prestados em apoio a vítimas de acidentes aéreos (Homens SAR).

Infraestrutura

Possuímos uma sala temática com Mock-up (cabine de passageiros com assentos), onde realizamos aulas práticas de emergências, simulações, e aulas práticas para melhor entendimento e percepção dos alunos acerca das atividades inerentes ao comissário e do dia a dia da função.

O aluno ainda conta ainda com uma vasta quantidade de materiais empregados na aviação para manuseio e utilização em aulas práticas e preparatórias para o sucesso da carreira. As atividades práticas são executadas por profissionais habilitados e com total segurança!

Requisitos para a realização do curso

Homens e mulheres
• Idade mínima: 16 anos (com autorização do responsável legal), não possui idade máxima;
• Escolaridade: Ensino médio (concluído ou cursando)

Documentos necessários (cópias simples ou digitais legíveis)

  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • Histórico de Conclusão do Ensino Médio ou Superior, ou declaração de que está cursando; 
  • Comprovante de endereço;

Para a realização do curso não é necessária a apresentação dos exames médicos por meio do Certificado Médico Aeronáutico (CMA), porém, o mesmo será exigido e deverá estar válido no momento da solicitação da concessão da licença de Comissário de Bordo, ou seja, para o ingresso em empresa aérea.

O CMA deve ser realizado em clínicas homologadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em cujo processo oferecemos todo o suporte ao aluno.

Os alunos que não possuírem CMA deverão obter um atestado que os libere para a prática de atividades físicas na sobrevivência!

É obrigatório para rapazes e moças, durante o curso, uso do uniforme conforme padrões exigidos pela escola, a fim de já se conectarem com o universo da aviação e treinarem, desde o início, normas e padrões de utilização, comportamento pessoal e requisitos previstos nas companhias aéreas.

Depois de aprovado na escola, o aluno tem o direito de realizar os exames de conhecimentos teóricos da Agência Nacional de Aviação Civil. A aprovação nesse exame é condição imprescindível para que o candidato esteja apto a ser contratado por empresa de transporte aéreo.

Nossa instituição ministra cursos para comissários já formados, atuantes em companhias aéreas e mantém estreito relacionamento com várias entidades da Aviação Civil.

Venha para a Dumont!

Cursos de Aviação Civil em São Paulo