O que um Comissário de Bordo estuda?

Para se tornar comissário de bordo no Brasil, o caminho começa com a necessidade de se realizar o Curso de Comissário de Bordo em uma escola homologada pela Agência Nacional de Aviação, como a Dumont, por exemplo. Mas como é o curso? O que o comissário de bordo estuda? Vamos ver!

Com duração de quatro a oito meses, dependendo da frequência com que as aulas ocorrem, o curso oferece aulas teóricas e práticas. As disciplinas teóricas incluem conteúdos como legislação trabalhista específica dos profissionais da área, legislação aeronáutica, psicologia, noções de pilotagem e mecânica básica de aeronaves, segurança, aspectos fisiológicos do corpo humano em voo, primeiros socorros, navegação aérea e meteorologia.

Já as práticas abrangem treinamentos de emergência e sobrevivência, combate ao fogo e marinharia. Nessas aulas são feitas simulações de possíveis  emergências, acidentes e evacuações de aeronaves, com o intuito de preparar os alunos para estas situações, caso ocorram.

Além disso, são ministradas também aulas de maquiagem, postura e etiqueta, uma vez que há um padrão exigido pelas companhias aéreas que são colocados em prática durante as aulas do curso.

Para receber o certificado de conclusão do curso, é necessário ser aprovado em todas as disciplinas.

IMPORTANTE: Antes de se matricular em uma escola, certifique-se de que a mesma possui a CERTIFICAÇÃO da ANAC para ministrar o curso. Muitos alunos já foram prejudicados anteriormente por não observarem esse requisito. Pesquise aqui!

Exame teórico da ANAC

Depois de ser aprovado no curso de comissário de bordo, o profissional deve se submeter a uma avaliação teórica realizada pela ANAC. Para fazer a prova, é necessário pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU) com o código 5118 no valor de R$ 272,84 (R$ 68,21 por prova – são 4 provas) e enviar formulário à ANAC solicitando o agendamento da prova.

Veja no nosso blog de notícias o passo a passo para agendar sua prova!